EASY - Crie músicas facilmente

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


    Tutorial de qualidade de áudio [Básico/Médio]

    Junior_Djjr
    Junior_Djjr
    Produtor - Hobby Avançado
    Produtor - Hobby Avançado

    Nome artístico : Djjr
    Gêneros :
    • EDM (Dubstep etc)
    • Electro/House
    • Rap/HipHop

    Mensagens : 35
    Idade : 29
    Localização : Ibitinga - SP
    Web : Soundcloud.com/Junior_Djjr | Facebook.com/DjjrOfficial

    Tutorial de qualidade de áudio [Básico/Médio] Empty Tutorial de qualidade de áudio [Básico/Médio]

    Mensagem por Junior_Djjr Sex Nov 21, 2014 3:47 am

    Este tópico ainda é um rascunho.
    Em breve será adicionado mais dicas e ensinamentos. Se você tem bons truques e sugestões para compartilhar comosco, mande aqui e ele será adicionado nesse tópico!
    Antes de tudo eu não sou nenhum expert em qualidade de áudio, ainda estou me achando para conseguir ter qualidade como os profissionais... como eu disse, se vocês tiverem mais sugestões pra adicionar aqui, falem que adicionarei!




    Vamos começar entendendo os conceitos do que precisa para melhorar a qualidade da música:

    • Masterização - É o nome dado a edições básicas no áudio geral, como o nome diz, Master... efeitos "mestre" da música toda
    • Saturação - Ação de dar *cor* ao áudio... bem como os editores de imagens quando você aumenta a saturação a cor fica mais envolvente, no caso, o som fica mais envolvente e dando pra ouvir mais bem os detalhes
    • Compressor/Limiter - Limita o volume para não ultrapassar do máximo e assim não causar distorções, compressores multi-band por exemplo podem fazer as frequencias agudas subirem de volume mais rapidamente quando elas estão mais baixas etc (na prática você vai entender lidar com isso facilmente)
      ps: Compressor e Limiter basicamentem fazem a mesma coisa, um comprime o volume e outro o limita, ambos em harmonia, quando eu falar aqui de compressor eu também quero dizer de limitador ok?


    Antes de começar a criação de alguma música, você precisa dos respectivos Plugins VST para compressionar e saturar, no FL Studio por exemplo você tem o Fruity Limiter (ótimo para uma limitação básica) e Maximus (ótimo pra fazer mais barulho e é também um compressor multi-band onde você controla separadamente os agudos, dos médios e dos graves, bem simples e legal de mexer)


    Ordens principais:
    Masterizar usando um Limiter/Compressor para o volume da música ao todo ficar em harmonia e não ultrapassar o limite assim causando distorção, além dos sons baixos subirem quando não ter sons altos (normalização)
    Sobre usar saturação no master, pode usar mas com cuidado pra não abusar... o modo mais correto para ter melhor qualidade é não usar no master e usar saturações diferentes em cada som (em cada Insert)... mas fazer assim é complicado para nós amadores, e até mesmo profissionais como Barely Alive gostam de uma boa saturação no Master, por que nós não né?
    Mas como eu disse, não exagere... tente ao máximo dar saturações de diferentes intensidades para cada som separadamente, o resultado é incrível

    No FL Studio você tem por exemplo o Maximus, onde você coloca no Master e num piscar de olhos a música fica extremamente envolvente... é legal mas no fundo desse envolvimento há inúmeras frequencias ruins fazendo só barulho, a qualidade até fica legal para você que está iniciando, eu mesmo já usei em músicas como Djjr - I Miss You, ficou boa mas poderia ficar melhor se eu não tivesse usado
    E Soundgoodizer no master nem pensar, por favor



    Dicas e recomedações:

    1. Eu recomendo a todos que usem uma compressão e saturação sem exageros no Master, só uma coisa pra dar uma melhoria, e use e abuse de mais saturações e algumas compressões em todos os outros sons da música
    2. Outra coisa recomendada também é diminuir/aumentar e até mesmo retirar as frequencias de sons na qual você acha que não precisa, por exemplo tem aquela lead onde você só acha necessário os agudos e médios dela, mas ela tem uns tons de grave, retire os graves! principalmente se for graves muito baixos (subgraves extremos), graves abaixo de 20hz não são audítiveis para os ouvidos humanos e só estragam a qualidade da música, retire-os usando algum equalizador
    3. Sua música não é só o que você escuta... se você está criando música com caixinhas de som normais do pc saiba que você não está ouvindo nenhum grave e não sabe exatamente como está o estéreo quando alguem a ouvir num fone de ouvido... você precisa de um headset, nem que seja um básico de 30 reais (como o meu), e não use ele nas saidas de caixa de som do seu pc, use sempre nas saidas de fone de ouvido e configurado de acordo ou você não ouvirá os graves
    4. Mais outra e também super importante é a separação de estéreo! não deixe todos os sons um pouco em estéreo, tente deixar alguns sons com estéreo bem separado e outros mais mono, por exemplo a voz mono e lead estéreo, ou lead mono e voz estéreo (use fone de ouvido estéreo para configurar esse tipo de coisa, a caixa de som do pc não dá pra ouvir tão bem)
    5. Mais uma coisa legal é usar bastante ecos (reverb) em sons de fundo, legal também diminuir o Dry pro som ficar mais no funda ainda sem nitidez, só dando um efeitinho lá atrás... também é super bem vindo filtros como lowpass, highpass, bandpass etc
    6. Eu também recomendo não utilizarem plugins padrões, baixe novos plugins!
    7. (dêem mais dicas que adicionarei aqui)


    E a dica principal: QUANTO MENOS MELHOR, use bastante sons em volumes baixos e bem escolhidos no fundo, só alguns poucos sons nítidos como melodias etc... uma música boa não é uma música lotada de coisa uma por cima da outra e sim uma música na qual usa poucos sons, mas sons em harmonia que se encaixam uns com os outros! então mais atenção, principalmente nas notas usadas (use escalas musicais) e na escolha dos sons (tente não clicar em qualquer som por exemplo de snare e já resolver usar ele, ouça muitos e tente ver qual combina melhor com a música)


    Lista de boas recomendações: (todos pagos)

    • FabFilter Saturn - Uso e recomendo, ele tem boas saturações e efeitos únicos, bom pra baterias, bom pra vozes, bom pra melodias, bom pra graves, bom pra 808s, bom pra tudo, alguns presets dá até pra usar no master pra dar mais brilho na música
    • FabFilter Pro-L Limiter - Perfeito, há vários presets especiais pra cada tipo de música desde o Dubstep, House até o Rock, Acústico etc
    • FabFilter Pro-C Compressor - Também ótimo, nada de barulho e exageros como outros compressores, som realmente de qualidade
    • iZotope Ozone Advanced - Eu o usava, usei em muitas músicas como Djjr - What (VIP) onde ficou com qualidade muito boa, mas também o meu processador quad core chorou... se você tem pc bom recomendo o usar (assim como também recomendo os plugins da FabFilter), ele é extremamente completo e cheio de presets bons, mas é muito pesado e será dificil usar ele em muitos sons separados (ele é muito bem vindo no Master da música e masterização de vocais também) ...e eu também acho ele meio exagerado, mas se usar com cautela terá incríveis resultados
    • DÊ MAIS RECOMENDAÇÕES! deixe sua resposta aqui recomendando algum plugin legal para qualidade de som

      Data/hora atual: Sáb Out 26, 2024 10:18 am